top of page
Buscar

Ansiedade

  • Foto do escritor: Simone Komatsu
    Simone Komatsu
  • há 2 dias
  • 5 min de leitura

Oi, como você tá?

Aqui tá tudo certo, bom... maomeno, não.. pera! Tá tudo bem sim.

Imagem: unsplash
Imagem: unsplash

Que esquisita é essa tal de ansiedade, né?

Em momentos de alta adrenalina, cheia de movimentos, com atividade a ser feita, fisicamente falando, a gente nem percebe que ela tá ali.

Mas, quando é algo que requer maior concentração, mais atividade mental do que física, parece que ela vem mais forte do que um furacão.

E de furacões, a gente não consegue desviar dependendo de onde a gente esteja, bom, assim imagino em um cenário de um furacão real mesmo.

E do furacão que eu digo no sentido figurado?

Desse, a gente consegue se desvencilhar?

Olha, por experiência, te digo que dá pra sair do centro dele. Mesmo sabendo que os arredores estejam parcialmente destruídos, saindo do centro dele, já dá um certo alívio.

A reconstrução é menos difícil do que ficar totalmente destruída e sem força e coragem pra enfrentar aquilo que, um dia, foi construído.


E é aí que bate aquela ansiedade com perguntas do tipo: e agora? Danei-me ou safei-me do pior?

É aquela estória, vamos tentar e fazer o nosso melhor pra gente se reerguer. Em inércia que não dá pra ficar.

Mas dá cagaço! Fica aquela vozinha na cabeça, que deve ser criação nossa, do "E se?"

E depois do "E se?" vem sempre uma continuação negativa, a gente nunca se pergunta: E SE DER CERTO?

E isso cria mais ansiedade. O incerto é bem .. Incerto! ahhahahahah

Mas nada horripilante. Só que a gente quer saber logo o que vai acontecer. E acho que esse "LOGO" é o que faz a gente ficar se sentindo perdida no espaço.


É, a vida é cheia de surpresas! A gente sempre tem nossos sonhos, nossos desejos, nossas ambições, só que o imediatismo é tão alto que a gente esquece que tem passos a serem percorridos entre o ponto A e o ponto B. Não é um pulo!

Mesmo porque, quando a gente tenta pular, a gente pode é cair bem feio e se machucar. Aí, o caminho fica ainda mais longo.

E isso gera o quê??? Mais ansiedade!


"E como que a gente dribla essa ansiedade? Dá ansiedade só de pensar em como fazer, no que fazer! hahahahhahhah"

Deixe-me pensar...

Calma, calma! Vou fazer uma lista de sugestões, levando em consideração que pra cada ansiedade existe uma causa. De acordo com a causa, talvez um determinado tratamento. Ou, se preferir cuidar de um modo geral, o que você escolher da lista abaixo, vai te ajudar! Vamos lá?

1- andar descalça na grama; sentar na grama com a coluna bem alinhada e de maneira confortável e respirar calmamente;

2 - fazer terapia, seja com psicólogos, seja por aromaterapia, cromoterapia;

3 - fazer biossomaterapia, que também é um tipo de terapia e que alinha nossos chacras, cuida da gente energeticamente pra ficar bem fisicamente, e nos faz nos conhecer (se você quiser mais informações, me manda uma mensagem que eu te respondo!);

4 - ir à praia ou pras montanhas e se reconectar com a natureza. Sim, a grama também faz parte da natureza (item 1), mas tem quem prefira o ar praiano ou o ar das montanhas;

5 - ler meu blog hahahahaha tá vai... ler um bom livro, daqueles de que você gosta. Com assuntos de seu interesse, mas no modo relaxamento;

6 - fazer exercício físico;

7 - tomar banho de sol, sempre que possível!

Se você tiver outra estratégia e dá super certo pra você, se agarra nela!

Tava aqui pensando... nem toda ansiedade é ruim (acho). Digo, aquelas que vem alguns minutos antes da gente fazer alguma coisa, ou antes de ir a um encontro, cada vez que vai chegando o momento, o coração dá uma acelerada, mas acho que desse tipo é mais tranquilo. Ou não! hahahhahah

Ah! E tem um tipinho de ansiedade que é bem esquisito. E, obviamente, eu tenho desse tipinho safado aí! Sabe quando a gente pensa que tá tudo bem, a gente pensa que tá tudo como tem que ser, mas chega na hora, por exemplo de uma prova, dá aquele branco fdp?

Olha, não sei se isso é ansiedade ahahahahahh Mas eu tenho desse tipinho aí!

E existem casos em que as pessoas relatam uma ansiedade que surge sei lá quando, sabe se lá de onde. Sem aparente motivo.

Só que, tudo tem um motivo! E, às vezes, são gatilhos de algumas coisas que já aconteceram e que não foram bem resolvidas ou de jeito nenhum. Doido, né?

Ataques de Pânico
Ataques de Pânico

Sabe, às vezes penso se a ansiedade atual não seria um exagero, às vezes. Vou prestar atenção em mim, a respeito disso pra perceber minhas sensações a respeito das coisas, tanto do dia a dia quanto de situações mais importantes e marcantes.

Tem quem fique ansiosa/o porque quebrou a unha. Gente, às vezes isso acontece mesmo! E unha cresce!

E mesmo afirmando a frase acima, bateu dúvida aqui! É ansiedade ou chateação, pela unha quebrada? É... não sei. O que você acha?


Vou colocar abaixo o significado de ansiedade, pra ver se isso ajuda a gente sobre o assunto acima.


ANSIEDADE

Ausência de tranquilidade; medo, receio.

[Psicologia] Condição emocional de sofrimento, definida pela expectativa de que algo inesperado e perigoso aconteça, diante da qual o indivíduo se acha indefeso.

Sinônimos de Ansiedade

Ansiedade é sinônimo de: anseio, impaciência, sofreguidão, agonia, aflição, angústia, medo, receio (Saaanata Genoveva!! Que sinônimos são esses! Socorro!!! Bateu ansiedade só de lê-los! )

Antônimos de Ansiedade

Ansiedade é o contrário de: calma, tranquilidade, sossego.


Erro!
Erro!

OK, ter quebrado a unha gera angústia = ansiedade.

Penso eu aqui, de novo, se não seria melhor usarmos os sinônimos, ao invés de usar somente a palavra ansiedade. Porque assim não vai parecer tá genérico!

Caraca! Me dei conta de uma coisa agora! Eu escrevi mais acima, que talvez dê ansiedade com algo legal,também. Errei feio! Arremessei a bola embaixo da cesta e nem deu aro! Por isso que eu gosto de dicionário! Assim, eu mesma corrijo o que escrevi de errado ahahahah

Eu podia apagar e reescrever o texto? Poderia sim! Mas só de pensar, me dá angústia ahahahahha porque eu iria ter que mudar muita coisa! E isso me dá sofreguidão!

Olhaí! Usei alguns sinônimos da palavra ansiedade!


Você também ficou em dúvida se é uma pessoa ansiosa, ou não? Depois dos significados, confesso que fiquei no limbo! ahahahahha

De novo, vou prestar mais atenção nos sinais que me corpo dá, pra que eu possa deifinir o que é! Às vezes, pode ser apenas uma dor de barriga comum e nada mais!


Beijoca!!!!


Comments


©2022 por Tudo Junto e Misturado. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page