top of page
Buscar

Corpo e mente saudáveis

Foto do escritor: Simone KomatsuSimone Komatsu

"Xiiii, lá vem bronca!! Quando vem uns títulos assim... é porque vou levar uma petelecada daquelas!"

Oooiiii!!! Tudo bem?

Haha 99,9% de quem eu atendo fala isso ao falar com a recepcionista. Que coisa! Sou tão calma, paciente, falo mansinho hahahahahahahahaha

Pó pará de ri hahahaahhahaa é... eu também não consigo parar! Hahahahha


Na verdade esse texto é pra servir de alerta pra gente! Pra que a gente tenha uma vida melhor, sem precisar carregar um saco de remédio na bolsa ou na mochila e uma lista delas pra mostrar pro profissional de saúde que vai nos atender.


Nosso corpo e nossa mente dão sinais quando algo não tá bom.

Eu vi um vídeo de uma médica falando sobre alimentos e câncer. Atualmente, existem no mundo todo muitos casos de câncer. Não vou entrar no mérito da causa principal porque câncer é uma doença psicossomática e de causas principalmente emocionais.


"Eita... buguei! E o que que isso tem a ver com a nossa nutrição?"


Bom, vamos lá!

A grande maioria das pessoas, em situações de estresse e ansiedade fazem o que? Comem! E comem desenfreadamente, sem pensar! Comem principalmente alimentos ultra mega processados ou super hiper açucarados porque tá na mão facim facim só pra Nhac Nhac Nhac! Sem contar a bebida que acompanha que é normalmente refrigerante ou cerveja!


"Mas é tudo tão gostoso poxa vida! Você tá me desiludindooooo!"


Falei em algum momento que é pra deixar de comer? Não, né? Então respira e continua me lendo! Não desiste!

Concordo que seja bem gostoso um puta dum lanchão ou uma pizza! Mas não sempre! Principalmente se o motivo de consumo for por estresse ou ansiedade! Ou pior ainda! Na raiva! Aíii danou-se!

Pensa se isso acontecer toda semana por vários dias na mesma semana!

Ou ainda apelar pros macarrões instantâneos ou aos alimentos congelados de mercado! Sooocooorrooo!!


Tudo isso aí vai deixar nosso corpo todo ácido e inflamado, um ambiente propício pros bichinhos malvados atacarem todo nosso sistema, deixando nossas células nervosas! E as células que persistirem continuar saudáveis e funcionantes vão perdendo a força porque vão ser a minoria!

Vai virar um campo de batalha que, ora conseguimos combater, ora perdemos nossa força e damos lugar a uma doença cruel como o câncer!

"Hmmmm... mas eu vou tomar remédio ao primeiro sinal de que meu corpo está bem."


Aham! Te pergunto: em meio ao seu estilo de vida, seu estresse e ansiedade diários, você percebe a maneira de como está se nutrindo? Porque se alimentar é fácil. Tudo é alimento mas a nutrição de cada alimento é diferente. Muitas vezes nem nutrição existe ali.


Muitas vezes não percebemos nada e quando isso acontece já estamos no médico com os resultados dos exames todos bagunçados. Logo, pergunto novamente: você vai perceber seu corpo em meio ao seu estresse?

O seu comportamento vai mudar?

Você fica bem comendo junk food várias vezes na semana? De verdade?

A sua mente funciona do jeito que você gostaria ou da maneira que ela funciona quando sua alimentação fica mais equilibrada?



"Haaaaa, se você tá me dizendo que eu não como verdura... eu como sim!! Sempre tem no meu lanche!"


A H A M! Uma folha de alface pra váaaarios bacons, quilos de queijo derretido, ovo frito em um monte de óleo usado várias vezes, carne mega gordurosa, etc etc.

P A R A B É N S! SQN!

Nosso corpo vai se equilibrando à medida que comemos TODOS os grupos de alimentos! Além das famílias de carboidratos (arroz, batata, macarrão, pão, mandioca, etc), proteínas tanto animal quanto vegetal (carne frango, peixe, ovo, frutos do mar, lentilha, feijão, grão de bico, etc), gordura boa (azeites com até 0,8% de acidez), além das verduras (alface, rúcula, agrião, escarola, almeirão, espinafre, etc), legumes (abobrinha, chuchu, vagem, cenoura, quiabo, brócolis, couve-flor, etc) e frutas!!!!

E aí se, de vez em quando, você comer um lanche ou uma pizza ou um bolo melecado de cobertura e recheio, não vai ter tantos problemas com a sua saúde!


Muito se reclama do arroz e do feijão. Se você não gosta por algum motivo, OK! Mas se for porque ouviu a vizinha ou o google dizer que essa dupla maravilhosa, rica em vitaminas e minerais, engorda... olha... te pergunto: os lanches, as pizzas e os pratos preparados de mercado, não te ajudam a ganhar peso não? E eu diria mais! Ganha o peso de uma saúde ruim!

Peso em excesso, cansaço nem se fala! Preguiça mental que dá raiva e que te leva a comer as boachas e chocolates que ficam dentro da gaveta da sua mesa de trabalho!


Corpo e mente que funcionam corretamente precisam de uma nutrição melhor, atividade física, descanso e hidratação adequados! Aí até o lazer fica melhor e mais divertido!

Esses quatro itens acima são o BÁSICO DA VIDA!!!!!!


Mente cansada leva a gente a reclamar da vida! Hardy Hart no comando! Ohhh viiida! Ohhhh ceus!

Meu! Não rola, né? E nem rala também! Não rala nem rola. 🙄

A nossa nutrição depende muito da gente mesmo! Uma orientação legal, sem restrições esquisitas com substituições mais esquisitas ainda, vão funcionar SE a gente se dispor a mudar nossos hábitos!

Mudanças viáveis e REAIS! De acordo com o estilo de vida de cada um sem terror nutricional.


Você se sente verdadeiramente feliz quando faz uma orgia de junk food vários dias na semana? Ou ainda ficar em jejum por várias horas vários dias da semana?

Eu não entendo a necessidade em perder 15, 20 kg em 30 dias! Isso é desumano e a base de tortura!

Afinal, os quilos extras certamente levaram alguns meses ou anos pra chegar. Então por que se livrar de todo o extra em 30 DIAS???


O estilo de vida é o mesmo?

O emocional não é estático. Ele muda muito! Como estáo seu hoje? Como era antes? O que mudou??

Condição financeira também entra na conta! Não podia antes e agora pode, mas.. precisa TAAAANTO?

Quais hábitos você tinha antes? O que mudou?


É... a gente não se percebe, não se nota, não se ama...


"Opa! Peraí que eu me amo sim!"


Tem certeza disso? Se você se amasse mesmo, se a sua autoestima fosse supimpa (putz, voltei 300 anos agora), você não diria coisas do tipo: "que droga! Tenho q parar de pedir tanto lanche e refrigerante. Tô ganhando muito peso! E tô gastando demais! Que ódio!"

A conversa seria: "nooooossa! Mais um! Que delícia!"

Às vezes sem verbalizar, mas só de pensar as células já ligam a antena e saem se degladiando sem saber como agir. E aquelas influenciadas negativamente saem em guerra dentro da gente.

Pior que os vikings de Valhalla!


Vamos cuidar do nosso corpo e da nossa mente com carinho. A gente convive com eles 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Por fatores emocionais, estraguei o meu. Fiquei alérgica ao leite e consequentemente aos seus derivados. Pra quem amava queijo, fodei-me! Não posso nem sentir o cheiro que já me coça a garganta e me dá coceira no corpo.


Como eu escrevi no texto anterior sobre gentileza... que tal ser gentil com você mesmo e se cuidar da maneira como você trata as pessoas de quem você gosta? Eu diria... com uma gentileza redobrada porque você é a pessoa mais importante pra você mesmo! Jamais se coloque em segundo plano!


Então cuide-se!


Beijoca!


Posts recentes

Ver tudo

Pretensões

Sensações

Comments


bottom of page